Como aumentar o faturamento da minha empresa com Marketing Digital?

O marketing digital vem sendo um aliado importante para empreendedores que desejam aumentar seu faturamento mensal, contando com ferramentas certeiras que vão leva-lo a alcançar este objetivo e apresentar seu produto ao seu cliente alvo (ou target).

Porem uma pergunta é muito comum entre todos que ainda não tem uma estratégia de marketing neste ambiente: Como fazer marketing digital para a minha empresa?

Interesse em pesquisas no Google por Marketing Digitial - Dados Google Trends

Interesse em pesquisas no Google por Marketing Digitial – Dados Google Trends

 

Existe um movimento em busca por fórmulas prontas por empreendedores para auxiliar neste processo, e junto um crescimento de empresas que oferecem este tipo de serviço.

Mas o que levar em conta na hora que se vai inicia uma estratégia neste ambiente? Bom, vamos explicar de forma simples o que você empreendedor deve avaliar antes de começar:

O que você realmente deseja como resultado de um trabalho de marketing digital?

Antes de começar, você precisa saber exatamente o que busca com um trabalho como este. É muito comum ouvir “Aumentar o meu faturamento” mas como especificamente você vê que vai conseguir isso?

Se uma ação de marketing digital enviar a você inúmeros contatos e ligações, aumentou seu faturamento? Pode ser que sim, mas você precisa saber o que fazer com estes resultados.

Então saiba qual o tipo de resultado deseja, se são contatos, leads, ligações, compras (para lojas virtuais) e foque neste resultado e nas ações pós para conquista-los.

O obvio deve ser dito: Conheça seu público-alvo

Você já sabe o que quer, agora precisa saber de quem. A resposta mais trivial que existe é esta e você precisa saber Quem é seu público? O que ele faz? Do que ele gosta? Qual a sua idade? Onde mora? Estes e outros dados são importantes para uma boa estratégia de marketing em ambiente digital, pois de posse dela você vai ter como trabalhar mais à frente no que chamamos de “segmentação de público”.

Ainda em se tratando de conhecimento de seu público, você precisa saber onde ele passa o dia, se é no Facebook, Instagram, Twitter, Google,… E saiba que para cada tipo de empresa existe uma estratégia diferente.

Exemplo: Uma mecânica de veículos, como ela é encontrada na internet? Em que situação? Normalmente em uma urgência na solução de um problema.
Quando você tem um problema, você vai no Facebook pesquisar ou vai no Google? Mais de 90% com toda a certeza vai ao Google nesta hora e ai está o seu cliente ativo.

Saber onde estar e principalmente como crescer

Ótimo, agora você sabe onde seu público está, e então decide investir TUDO em um único lugar certo? Errado!

Seu público está em momentos no Google, em outros no Facebook, em outros no Twitter e por ai vai, então você se pergunta: Então quer dizer que devo estar presente em todas as mídias? Novamente, você está errado.

Se você quer estar em todas as mídias, ótimo, mas deve ter nelas o principal ingrediente: Conteúdo útil. Saiba que sem isso, nenhuma estratégia de marketing digital vai dar certo por muito tempo.

Cuidar de várias redes sociais dá muito trabalho e demanda muito planejamento, atenção e monitoramento, por isso a crescente de empresas focada em performance nestes ambientes.

A regra 80/20 se aplica em marketing digital

Pareto, a regra mais famosa do mundo também deve ser aplicada na sua estratégia de marketing digital, mas de que forma?

80% do seu conteúdo deve ser algo útil, que sirva ao seu público, que demonstre de você real intenção em resolver o problema dele, deixando 20% do seu conteúdo para o tradicional de vendas do tipo PROMOÇÃO ou Compre agora.

Dar conteúdo grátis é legal, mas cuide para não entrar na Friendly Zona e se tornar o cara legalzão que dá sem esperar nada em troca.

Call to action, a palavra de ordem

Se você ainda não sabe o que é Call to Action (CTA) a tradução literal é Ligar a uma Ação, ou seja, seu cliente precisa ser remetido sempre que possível a uma ação que esteja alinhada com a primeira questão abordada aqui que é o resultado desejado, lembra? Seja um Entre em Contato, ou Ligue agora, ou comprar agora, o que for mais importante para o momento.

Investimento em anúncios pagos

Tenha na sua previsão de orçamento um investimento em mídias pagas ao Facebook e Google. Eles potencializam muito os resultados desde que você saiba bem como segmentar seu anúncio de forma efetiva e certeira, para não colocar dinheiro fora.

Por mais barato que seja o marketing digital x marketing tradicional, ele tem um custo e você deve pagar por isso. De graça é possível também conquistar alguns resultados mas ai você deve estar preparado para um maior tempo de espera de retorno.

Quando o anúncio no Google ou Facebook é bem feito e tem um foco direcional, ou seja o resultado que você deseja direto está atrelado a ele, o retorno é imediato.

Agora com tudo isso que falamos, você pode muito bem já pensar em algumas estratégias e começar a aumentar seu faturamento por ai, aparecendo mais para os seus clientes que não o conhecem ainda, mas esteja bem preparado para atender seus clientes viu? Não vai deixar ninguém na mão.



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